As organizações são criadas com propósitos definidos para que elas possam impactar a sociedade, com certos graus, da melhor maneira possível, podendo ser uma organização de primeiro, segundo ou terceiro setor. Em uma organização de 1º setor, o foco é o bem-estar da população, por meio da administração do bem público; já em uma organização de 2º setor, a busca é pelo lucro máximo daquela atividade que a empresa está exercendo; e, por fim, em uma organização de 3º setor, a procura é impactar causas específicas, auxiliando o primeiro setor nessa atividade, sem que haja geração de lucro.
Para que os propósitos, anteriormente abordados, sejam alcançados, é preciso que as organizações, principalmente do terceiro setor, estabeleçam alvos atingíveis, que terão a função de nortear a atuação da instituição, e que serão obtidos por meio de metas e objetivos pré-estabelecidos. Essas metas e objetivos são de extrema importância, já que são elementos tidos como preponderantes no caminho em busca do propósito final, e, por isso, são estabelecidos de acordo com a missão, a visão e os valores daquela organização. Além disso, vale ressaltar que serão tais objetivos e metas que irão conduzir a tomada de decisões da organização, o que demonstra a necessidade de sua formulação de uma forma clara, para que não haja dificuldade de entendimento e assim acarrete uma série de tomada de decisões equivocadas, que podem afetar o seu propósito. Também, o estabelecimentos de metas e objetivos, pode gerar benefícios nas equipes de trabalho, como gerar uma série de novas ideias que irão auxiliar na resolução de problemas; como também podem ajudar no melhor engajamento dos colaboradores, bem como no sentimento de pertencimento.
A atividade de estabelecimento de metas e objetivos no terceiro setor se assemelha em muito àquela que é realizada em empresas do 2º setor, visto que as técnicas utilizadas se aproximam, como, por exemplo, a utilização da técnica SWOT, que tem como função identificar pontos fortes e fracos dentro da organização, em paralelo aos fatores internos e externos que possam auxiliar no desenvolvimento de tais pontos. Essa atividade é realizada por meio de um planejamento estratégico, realizado pelas diversas áreas internas da organização não governamental, passando desde o marketing até o financeiro, e que em concomitância irão desenvolver além dos objetivos e metas, também as estratégias para que eles sejam atingidos. Contudo, vale enfatizar que, diferente do segundo setor, o foco das estratégias devem ser a melhora da gestão, para que assim o propósito seja atingido, bem como a não busca pelo lucro.
Diante disso, é possível observar que uma padronização de objetivos, a partir da formulação de metas claras por meio de um planejamento estratégico realizado pela instituição como um todo, é essencial para o bom funcionamento dela e, acima de tudo, a realização da atividade tida como propósito e seu melhor impacto possível para a sociedade.
Bibliografia