Módulo 3S

Gestão de Voluntariado

O voluntariado é a peça chave de qualquer organização do Terceiro Setor, visto que são a mão de obra que operacionaliza todas as operações da ONG. Atualmente, de acordo com a Pesquisa do Voluntariado 2021, 34% da população brasileira faz serviço voluntário das suas mais diversas formas, somando ao todo mais de 57 milhões de pessoas. Com isso, o tema é essencial para profissionalizar o planejamento de modo a manter tais voluntários engajados e motivados com a sua atuação, e será ministrado pela nossa parceira do Curso 3S desde seu início, a especialista Silvia Naccache, que trabalha com o tema há muitos anos e entende as suas nuances no Setor Social. 

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é a base para uma gestão pautada em estratégia e que visa o olhar a longo prazo, garantindo o estabelecimento de objetivos a serem alcançados e maximizando o impacto da organização. Nesse sentido, se capacitar de modo a entender práticas e ferramentas que facilitam nessa tarefa é essencial para garantir a sustentabilidade da organização. Para este tema, a palestrante Marina Medeiros é especialista no assunto e trata sobre a atuação de gestores com clareza e viabilidade ao Setor Social.

Captação de Recursos

O tema da Captação de Recursos é de suma importância para a gestão de organizações sem fins lucrativos, como funciona no Terceiro Setor. É a maneira organizada pela qual instituições buscam por doações de pessoas e/ou empresas, além de repasses do governo, garantindo a sua manutenção e desenvolvimento. Existem inúmeras estratégias para planejar a captação de recursos de uma empresa, sabendo que essa pode ser feita por meio de fidelização, editais, campanhas, entre outros, e por isso é um tema a ser fortemente explorado no nosso curso.

Primeiramente, haverá uma palestra com o especialista Michel Freller, vice-presidente da Associação Brasileira de Captação de Recursos, e depois haverá uma mesa com mais três especialistas, Danilo Jungers, Flávia Lang e Felipe Antunes, para tratar de estratégias específicas para a condução deste processo de mobilização de recursos.

Tributação e Aspectos Jurídicos

Uma grande dificuldade na gestão de ONGs são os inúmeros processos jurídicos envolvidos em sua formação, e em especial, aspectos tributários. Esta palestra, portanto, visa trazer uma formação de base com insights importantes para gestores de organizações do Terceiro Setor agirem em conformidade com a legislação, evitando dores combatíveis e otimizando processos de incentivo e fomento governamentais. Para isso, o palestrante Fernando Arruda tratará do tema com a sua expertise na área há muitos anos ajudando ONGs nesses quesitos.

Empreendedorismo Social e Transformação

Empreendedorismo social é um conceito muito em voga atualmente. Ele possibilita a construção de negócios que tem o intuito de impactar positivamente a sociedade.

Em vista disso, a mesa de conversa, que será composta por Maurício de Almeida e Marcelo Haydu, tem o intuito de promover uma roda de conversa a respeito do tema, dando oportunidade aos alunos expressarem suas opiniões e visões, para que no final cada um consiga ter alguns insights que possam gerar transformações na realidade de pessoas e comunidades.

Gestão Financeira

Gestão Financeira é um tema importantíssimo no cenário atual de crise e recessão econômica. Pelo fato de o setor abordado ser composto por organizações sem fins lucrativos, ele possui grande dependência de doações e financiamentos. Assim, para que as organizações possam garantir sua sustentabilidade financeira, é necessária a gestão eficiente e transparente de seus recursos. 

Dessa forma, o módulo, ministrado por José Alberto Tozzi, apresentará ferramentas contábeis e conceitos importantes para a análise e o planejamento financeiro das organizações.

Estratégia de comunicação e Marketing Digital

No terceiro setor, a capacidade de uma ONG transmitir a sua missão, visão, valores e importância na sociedade, contribui, entre outras coisas, para a captação de recursos, recrutamento de voluntários e gestão de parcerias. Além disso, ter uma comunicação assertiva é importante para repassar os ideais, objetivos e a essência da organização.

Dessa forma, o módulo, que será ministrado pela profissional Giovanna Maradei, traz passos de como obter estratégias de comunicação eficientes e de como colocá-las em prática por meio do Marketing Digital, ferramenta importantíssima nos dias atuais. 

Tendências do Terceiro Setor

O módulo será ministrado por uma equipe de consultores da CJP-FGV e irá abordar o panorama geral do Terceiro Setor, focando nas principais tendências para o setor social.

Sendo assim, a equipe trará diferentes cenários e oportunidades que as ONGs podem utilizar para melhorar o seu desempenho perante seus objetivos e a sociedade. Ao final da palestra, o aluno será capaz de realizar uma análise estratégica dos desafios que enfrenta e introduzir, como solução, ferramentas discursadas durante a palestra.  

Gerando Falcões e a Tecnologia Social

A Gerando Falcões, referência em gestão no Terceiro Setor, é um ecossistema de desenvolvimento social focado em aumentar o poder de impacto de líderes de favelas para diminuir suas taxas de pobreza. Para isso, trouxeram iniciativas transformadoras para fins de educação, desenvolvimento econômico e cidadania em seus territórios.
Com a tecnologia desenvolvida, foram capazes de provar que a cada R$ 1,00 investido em suas iniciativas, R$ 3,50 são gerados na forma de benefício para a sociedade, e seu SROI, ou seja, retorno social sobre investimento, já ocorre a partir de seu segundo ano de implementação. Com isso em mente, gestores da Gerando Falcões irão apresentar no 3S sua história e como desenvolver tecnologia social de modo inovar e sustentável.