Módulo 3S

Tecnologia da Informação

Pensando na inserção das organizações na realidade tecnológica, extremamente necessária para aumentar a visibilidade da organização no meio digital e automação de processos, o módulo de Tecnologia da Informação aborda em dois módulos a utilização do Excel no dia a dia da ONG e introduz as ferramentas de publicidade da Google e do Facebook. Assim, os gestores terão meios eficientes para consolidação de sua instituição na sociedade.

Parcerias Estratégicas

Seguindo as tendências do terceiro setor, o curso 3S introduziu esta nova apostila na edição de 2018. As oportunidades de parcerias para ONGs, tanto com empresas, quanto com o Governo crescem constantemente. Dessa forma, o módulo apresenta ao aluno tais oportunidades, e aponta quais exigências uma ONG deve cumprir para se beneficiar destas parcerias.

Desafios e Oportunidades das ONGs no século XXI

O módulo aborda o panorama geral do Terceiro Setor, fazendo uma retomada histórica do setor e apresentando relação entre ONG e Estado em cada momento histórico. Além disso, são abordados os principais desafios e oportunidades para as ONGs no atual cenário nacional. O aluno será capaz de realizar uma análise estratégica dos desafios, entender a importância da profissionalização e do empreendedorismo para a sua organização.

Gestão Financeira

Pelo fato de ser composto por organizações sem fins lucrativos, o Terceiro Setor possui grande dependência de doações e financiamentos. Portanto, para que as organizações possam garantir sua sustentabilidade financeira, é necessária a gestão eficiente e transparente de seus recursos. Dessa forma, o módulo apresenta ferramentas contábeis e conceitos importantes para a análise e o planejamento financeiro das organizações.

Captação de Recursos

Entender a importância e a aplicabilidade do módulo nas organizações do terceiro setor é de suma importância ao seu desenvolvimento. Junto com João Paulo Vergueiro, diretor-executivo da ABCR, as principais frentes de atuação na captação de recursos possibilitará uma compreensão global dos aspectos que cercam o principal tema da palestra.

Advocacy

Com a participação da Pulso Público, empresa voltada à consultoria do primeiro setor, o módulo se propõe a expor as melhores formas de influenciar a formulação das políticas públicas relativas à missão da organização, antecipando riscos e identificando oportunidades de promoção de causas.

Comunicação Institucional

No terceiro setor, a capacidade de uma ONG transmitir a sua missão, visão, valores e importância na sociedade, contribui, entre outras coisas, para a captação de recursos, recrutamento de voluntários e gestão de parcerias. Dessa forma, o módulo traz passos de como criar um plano de comunicação eficiente e de como colocá-lo em prática através do marketing digital.O módulo aborda o panorama geral do Terceiro Setor, fazendo uma retomada histórica do setor e apresentando relação entre ONG e Estado em cada momento histórico. Além disso, são abordados os principais desafios e oportunidades para as ONGs no atual cenário nacional. O aluno será capaz de realizar uma análise estratégica dos desafios, entender a importância da profissionalização e do empreendedorismo para a sua organização.

Gestão de Voluntariado

Com a participação de Silvia Naccache, ex-coordenadora do Centro de Voluntariado de São Paulo, o módulo mescla a gestão de força de trabalho remunerada e voluntária, trazendo os aspectos jurídicos gerais de recrutamento e de gestão. O aluno será capaz de se alinhar com a legislação vigente e fazer o planejamento e acompanhamento de seus voluntários.

Elaboração de Projetos

Levando em consideração a importância dos projetos para a alteração de realidades, pode-se dizer que eles exercem um papel fundamental na conquista dos objetivos das organizações. Sendo assim, este módulo visa apresentar o passo-a-passo para elaborá-los, abordando todos os elementos necessários para que as ideias possam ser colocadas em prática, transformando-se em projetos capazes de impactar a sociedade.

Aspectos Jurídicos

Este módulo, ministrado por José Carlos Meirelles, sócio do escritório Pinheiro Neto Advogados, tem como objetivo a exposição de elementos da esfera jurídica relevantes às organizações do Terceiro Setor – desde obrigações trabalhistas e aspectos tributários até elementos referentes à administração e parcerias. A adequação jurídico-legal dessas organizações é de extrema importância para garantir a sua sustentação em diversos níveis, como na captação de seus recursos.

Planejamento Estratégico

Devido à profissionalização do terceiro setor, o planejamento estratégico adquiriu papel essencial para viabilizar a gestão administrativa das organizações. Nesse sentido, o módulo, através de ferramentas de gestão, visa mostrar a importância de se estabelecer um delineamento do futuro da organização, possibilitando uma ação reflexiva diante das metas e objetivos traçados pela instituição