Educação Indígena

A educação indígena tem como objetivo fornecer às comunidades indígenas as informações técnicas e científicas que são utilizadas em larga escala pela população brasileira.

Porém, as tribos têm um currículo diferenciado que, além de abranger as matérias padrão das escolas urbanas brasileiras, também abrange a sua língua materna para que a mesma possa ser preservada. 

Papel das ONGs

A educação nas tribos indígenas é impactada por diversos motivos, entre eles falta de materiais e de profissionais da educação.

Portanto, o maior apoio que pode ser dado por ONGs na questão da educação indígena se materializa na forma de apostilas, livros, cadernos e outros instrumentos usados para o aprendizado. Além disso, ONGs podem disponibilizar professores ou também batalhar na justiça para que o Estado cumpra sua obrigação de fornecer educação às tribos.

Como?

Para que uma ONG consiga atuar de forma eficiente e melhorar a educação em comunidades indígenas, a mesma precisa de um Planejamento Estratégico e de um Mapeamento de Processos.

O Planejamento estratégico serve para que seja possível entender as necessidades e definir o posicionamento necessário, enquanto o Mapeamento de Processos serve para identificar quais procedimentos devem ser feitos para atingir o objetivo final. A CJP-FGV oferece esses dois serviços. 

Comentários