Contextualização

As instituições do segundo setor têm se mostrado cada vez mais interessadas em investir na responsabilidade social (uma estratégia composta por ações voluntárias de empresas em benefício da sociedade). Simultaneamente, organizações do terceiro setor têm necessidade constante de captação de recursos, a fim de aprimorar a sua atuação e ampliar o seu alcance.

O que é a fidelização de empresas

A fidelização de empresas por ONGs serve como dupla solução. 

  • Propósito: gerar colaboração entre ONGs e empresas.
  • Maneira mais simples e regulada de empresas privadas alcançarem seus objetivos de contribuição socioambiental.
  • Fonte estável e constante de recursos e contribuições a instituições do terceiro setor. 

Sua finalidade é criar uma via de contato mais firme e perdurável entre esses tipos de organização, que representa vantagens para ambas as partes.

Simbiose Social

A Simbiose Social é uma organização que auxilia seus clientes na criação desses vínculos. Ela conecta empresas investidoras e iniciativas sociais.

  • “Potencializamos pessoas, organizações e ideias para gerar impacto social inteligente. Por meio do nosso ecossistema de soluções, potencializamos organizações, pessoas e ideias. Tudo para garantir um fluxo de gestão mais eficiente e justo. Agimos sempre de forma simbiótica: pode ser bom para todas as partes envolvidas.”

Empresas Filantrópicas

Empresas Filantrópicas são um novo tipo de negócio que permite empreendedores unirem sustentabilidade financeira e impacto social. São empresas que não são voltadas apenas para o lucro, mas não são sem fins lucrativos. São direcionadas para ambos os objetivos. Seu propósito é:

  • Causar impacto social e ambiental
  • Ter viabilidade econômica e manter a finalidade lucrativa
  • Estar alinhado com a realidade local e gerar valor para as comunidades
  • Promover o desenvolvimento das pessoas e causar impactos diretos na sociedade

Leis de incentivo

Um grande incentivo para a contribuição social por parte de instituições do segundo setor, que pode servir como forma de direcionar empresas à fidelização com ONGs, é a isenção fiscal concedida pelo poder público caso isso seja cumprido. Em vez de pagar os impostos ao governo, a empresa poderia fazer doações a projetos sociais. Ex: Lei Rouanet (formas de manifestação cultural), Lei de Incentivo ao Esporte, e Lei do Audiovisual.

 

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