No dia 28 de agosto, a Consultoria Junior Publica aplicou um workshop de Design Thinking para a turma do quarto semestre de Administração Pública, na disciplina de Planejamento e Gestão.

O que é o Design Thinking?

É uma ferramenta de planejamento, que visa a elaboração de soluções criativas , inteligentes, e, sobretudo, que são elaboradas com base na percepção dos usuários.

Assim, o primeiro passo do Design Thinking é ouvir os usuários do serviço que você gerencia. A partir disso, o problema é redefinido, agora, com perspectivas diversas. Então, criam-se protótipos de soluções e essas são testadas, para que correções possam ser feitas e o projeto seja efetivo.

A proposta foi um case com o objetivo de aprimorar um programa fictício de capacitação para pessoas em situação de rua. A turma utilizou as ferramentas “Swap Ideation” e “Matriz 2×2”, estudadas a partir do folder de Design Thinking da Escola Nacional de Administração Pública.

A professora Lara Simielli apresentou a ferramenta de maneira teórica, realizando uma explanação de todos os aspectos fundamentais da ferramenta. Após isso, a Júnior Pública realizou um exercício prático.

Nas palavras da professora Lara Simielli:

“A proposta do case foi aprimorar um programa fictício de capacitação para pessoas em situação de rua. As dinâmicas fluíram bem e as ideias desenvolvidas pela turma ficaram ótimas.”

 

Agradecemos imensamente à professora Lara Simielli, professora de Planejamento no Setor Público, pela oportunidade de realizar o workshop. Além disso, agradecemos a todos os alunos e alunas que se engajaram e contribuíram para as discussões.

Comentários