O trabalho voluntário pode ser considerado um meio de qualificação profissional e um elemento facilitador da entrada no mercado de trabalho. Em razão da demanda de disponibilidade de tempo e engajamento com a causa – por parte de quem se predispõe a exercer um trabalho voluntário – considerando ainda a difícil tarefa de conciliar responsabilidades, o serviço voluntário mostra-se, cada vez mais, como um desafio para os brasileiros. A PESQUISA DOAÇÃO BRASIL 2015 indica a presença de tal cenário ao aferir que 77% dos brasileiros fizeram algum tipo de doação em 2015 e que, destes, 34% se dedicou à doação de tempo especificamente. ​Como fazer, então, para atrair voluntários para a sua ONG?


Entenda os seus voluntários.

​​Faça pesquisas internas para entender o porquê as pessoas trabalham como voluntárias na sua organização, como e por onde elas ficaram sabendo sobre a oportunidade, como essa experiência de voluntariado poderia ser mais interessante e quais são as probabilidades de que seus voluntários recomendem a organização para conhecidos. Com o levantamento dessas informações, o voluntário sentirá que a sua atuação e a forma como ele se sente dentro da ONG é importante. Será possível, assim, entender melhor o que motiva os seus voluntários para desenvolver tanto um ambiente mais apropriado e adequado para a prática voluntária, assim como uma estratégia de prospecção de voluntários mais efetiva.


Incentive quem já faz parte da organização a divulgar.

​​Para atrair novos voluntários e estimular os membros da ONG para a possibilidade de se criar uma competição que os coloque como agentes de prospecção. Com o objetivo de incentivar a efetividade da atividade, pode-se conceder um prêmio para o membro que conseguir atingir uma maior quantidade de novos voluntários, o que pode ser feito por divulgação da ONG nas redes sociais ou por meio de um convite para que amigos também participem. É importante ressaltar que tal prática permitiria também um maior engajamento daqueles que já fazem parte da organização.


Incentive a divulgação de experiências.

Abrir espaço para que os voluntários relatem contem sobre suas experiências permite que eles revivam boas experiências dentro da organização enquanto contribuem para dar publicidade para a ONG e para os projetos que já foram feitos. Além disso, recomenda-se orientar os voluntários a compartilhar fotos de atividades e de eventos relacionados à organização em suas redes sociais pessoais é um meio a ser explorado para que se efetive tal divulgação.

 

Investir e incentivar o voluntariado empresarial.

​​Por meio do voluntariado virtual é possível que as pessoas doem parte do tempo livre a alguma obra social sem a necessidade da presença física. As pessoas podem se dedicar a traduzir textos ou revisá-los, conquistar doações, pesquisar assuntos necessários para a organização, responsabilizar-se pela manutenção de sites, elaborar artigos para as publicações de marketing de conteúdo, prestar serviços de assessoria de imprensa, cuidar das redes sociais, transcrever documentos digitais, elaborar o design gráfico, dar conselhos por meio digital, prestar serviços de gestão e suporte em TI, monitorar a mídia e oferecer serviços variados de consultoria. Nesse sentido, a prática do voluntário empresarial impulsiona o ambiente administrativo da organização, contribuindo à uma maior profissionalização interna.


Individualizar os programas voluntários. ​

Independentemente da idade, da origem e da condição socioeconômica, todos esperam de seu voluntariado algo com o qual realmente se identificam . Os projetos de voluntariado personalizados obtém sucesso porque valorizam o que há de melhor em cada perfil. Criar um ambiente acolhedor para todos dentro de uma organização não é somente aceitar que não é possível mudar as experiências e as expectativas que cada voluntário carrega com si, mas também é adequar o programa para que todos possam contribuir e se identificar.

 

Mostrar impacto. ​​

Para que o objetivo de atrair mais voluntários seja atingido é preciso que as pessoas enxerguem um sentido na prática. Há quem se interesse em participar da ação voluntária, mas que se sentem desmotivados por falta de um conhecimento claro dos resultados. Assim, avaliar o sucesso da ONG e comunicá-lo de forma clara e simples é importante para que quem se interesse possa responder: para que e por que me engajar nessas práticas?

Em suma, Cada uma dessas estratégias pode ser adotada de forma isolada ou em conjunto para que o objetivo de atrair mais voluntários seja alcançado. Para além disso, cada organização pode e deve “moldar” esses métodos de acordo com sua realidade e real necessidade, já que a efetiva solução dos problemas com a atração e gestão do voluntariado dependem de uma infinidade de fatores díspares entre as instituições.

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