Grande parte das Organizações da Sociedade Civil está sempre buscando aumentar sua gama de doadores, porém, mantê-los como uma fonte de recursos após a primeira doação é uma estratégia extremamente importante para todas as instituições, que, às vezes, estas acabam deixando-a de lado.

A fidelização de doadores parece ser uma atividade complexa, que exige altos esforços por parte das organizações, mas na verdade a adoção de técnicas relativamente simples pode se mostrar muito eficaz para cultivar uma boa relação com antigos apoiadores.

Na Pesquisa Doação Brasil, feita em 2015 pelo Instituto pelo Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), ao responderem a pergunta: “existe algo que faria com que você doasse mais?”, os entrevistados disseram em 2º lugar que gostariam de saber de qual modo suas contribuições são usadas e em 4º lugar que doariam mais caso as instituições fossem mais transparentes. Dessa forma, é perceptível a importância de atualizar os doadores sobre as ações da organização.

Por isso é essencial manter a comunicação após uma doação. Isso pode ser realizado a partir de e-mails. Estes devem conter, por exemplo, mensagens de  agradecimento e informações sobre o resultado das contribuições. Uma ferramenta muito útil para ajudar na estruturação dessa comunicação com os doadores é a Régua de Relacionamento, a qual visa planejar cada interação com um apoiador por etapas a partir de uma comunicação automatizada e personalizada através de fluxos de e-mail. A ferramenta ajuda na transformação de um doador pontual em recorrente e no aumento dos valores das doações, pois ao fornecer informações relevantes que sigam um fluxo de envolvimento, os laços entre doador e instituição se tornam mais fortes.

 Por fim, ressalta-se que dar uma atenção especial aos doadores é essencial para tornar as contribuições recorrentes, isso porque estes esperam ser reconhecidos pela ajuda que foi oferecida. Esse é um cuidado fundamental para trazer resultados positivos a longo prazo.

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