Muitas organizações têm como uma das principais formas de captar recursos as doações feitas por minor donors (doadores de quantias baixas). Com isso, é preciso que estas contribuições sejam estáveis, uma vez que as ONGs dependem totalmente delas para se manterem. Assim, um grande desafio é a fidelização desses doadores, ou seja, fazer com que estes não sejam somente contribuintes eventuais, mas que façam contribuições regulares. Além, claro, de fazer com que divulguem a causa atraindo novos doadores e aumentem as quantias doadas.

É extremamente importante que a organização mantenha uma relação transparente com os doadores, divulgando constantemente as quantias captadas e o destino deste dinheiro. Também é essencial que os doadores sejam frequentemente recordados de não só sua importância para o desenvolvimento da ONG, mas sobretudo, do impacto social que as contribuições estão causando. Existem diversas formas para se fidelizar os doadores. E todas baseiam-se em fazer com que estes se sintam verdadeiramente parte da organização. Para isso, os contribuintes devem estar sempre informados sobre as decisões tomadas pela  gestão da ONG, dos demonstrativos financeiros, e dos projetos que estão sendo realizados. Também, o processo de doação deve ser o menos burocrático possível, pois assim os doadores se sentem mais confortáveis para doar, pois terão a possibilidade de parar com as contribuições com mais facilidade, se precisarem.

Além disso, a organização pode demonstrar reconhecimento aos seus doadores destinando mensagens reconhecendo suas importâncias, elaborando eventos periódicos de agradecimento, efetuando convites para participarem de projetos como voluntários e até enviando lembranças, como camisetas e chaveiros.

É essencial para a fidelização de minor donors que estes se identifiquem com a causa da ONG, para que sejam motivados a doar por se inconformar com o problema pelo qual a organização luta. Portanto, a relação da ONG com seus minor donors deve ser baseada na transparência no reconhecimento, lembrando de salientar o impacto das doações na sociedade.

Comentários