Setor Social

Como aumentar suas chances de ganhar um edital?

Por 6 de maio de 2019 Sem comentários

Existem, basicamente, dois tipos de editais: os públicos e os privados. Os editais públicos são realizados pelos governos municipal, estadual e federal. Já os editais privados são fornecidos pela iniciativa privada – com ou sem fins lucrativos. Independentemente do tipo de financiamento que a OSC escolher, é preciso ter em mente que haverá sempre um processo burocrático envolvido, necessário para que a legitimidade do projeto seja inquestionável. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), há mais de 390 mil OSCs no Brasil, assim, um simples detalhe pode fazer a diferença na hora de se inscrever para um edital e captar recursos para um projeto.

A fim de aumentar as suas chances de ganhar um edital, verifique se a sua instituição se enquadra nas características solicitadas pelo edital e se tem a documentação completa e em dia. Posteriormente, é necessário elaborar uma proposta atraente, trazendo clareza entre ações planejadas, cronograma financeiro e físico. Para isso, construa um plano de ação/memorial descritivo, explicando como seu projeto funciona, sendo necessário um detalhamento de cada ação e/ou etapa. Ademais, também é importante frisar o problema que o projeto visa resolver, o motivo que levou a OSC querer resolver esse incômodo, o diferencial na vida das pessoas que o projeto vai promover, o que a OSC pretende fazer para mudar essa realidade que foi identificada, os objetivos e resultados que o projeto visa alcançar e os indicadores de resultados.

Dessa forma, faz-se impreterível, também, conhecer bem a instituição que está lançando o edital. Para isso, faça uma pesquisa prévia na internet e em redes sociais para saber o que o financiador valoriza e outras iniciativas que ele já tenha apoiado. Ao elaborar a proposta, equilibre técnica e emoção: o texto do projeto precisa equilibrar o apelo emocional com uma postura técnica, mostrando a sua capacidade de cumprir o que está escrito. Ademais, seja conciso: a sua proposta é um plano de negócios, portanto seja objetivo e direto na sua abordagem. Por fim, mesmo que não seja obrigatório, apresente um plano de aplicação dos recursos, ou seja, mostre como o dinheiro investido será utilizado e os possíveis impactos desse investimento.