Setor Público

Case: Centro Olímpico de Pesquisa e Treinamento

Por 22 de maio de 2018 Sem comentários

Cada vez mais organizações veem a necessidade de elaboração de um planejamento estratégico, a fim de se obterem objetivos e diretrizes claras, além de planos de ação e meios, para alcançá-los. No setor público essa situação também virou uma realidade, sendo atualmente possível observar que existe uma tendência nos municípios de se olhar mais atentamente para essa questão, como é o caso de Osasco e a criação do SEPLAG.

O Centro Olímpico de Pesquisa e Treinamento (COTP) é um equipamento do município de São Paulo vinculado à Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura. O COTP é o órgão responsável por oferecer não só treinamentos, mas também infraestrutura necessária, para assim formar atletas profissionais, tendo como foco o esporte de alto rendimento. A atuação do Centro Olímpico depende de recursos oriundos de repasses, aluguéis, parcerias, entre outros. Para a viabilização do recebimento desses recursos, viu-se necessário a elaboração de planos de ação e, para isso, a CJP-FGV foi contatada pela Diretoria do Centro Olímpico para a formulação de um Planejamento Estratégico. O projeto contou com a participação de uma equipe de três consultores com duração de 40 dias úteis. A primeira etapa teve como foco uma explicação mais minuciosa e detalhada sobre o que são e do que tratam teorias de estratégia. Após a sua realização, algumas metodologias foram utilizadas para adaptá-lo à realidade do COTP, como Missão, Visão e Valores; Análise SWOT; Ciclo PDCA e Balanced Scorecard (BSC). A partir dessas fases, foram elaborados planos de ação que tinham como objetivo fornecer soluções para as disfunções encontradas, além de aproveitar de maneira mais eficiente as oportunidades advindas da conjuntura externa. Para atingir os objetivos do projeto, a equipe trabalhou com a ferramenta Planejamento Estratégico.

O projeto alcançou objetivos e resultados positivos para o Centro Olímpico, no que tange principalmente o aumento da eficiência e qualidade dos serviços ofertados, além de não só o recebimento de transferências e repasses financeiros, mas a otimização da verba disponível também. Ademais, o projeto também foi responsável por aprimorar a identidade organizacional, a estratégia e estruturação do COTP, como também capacitar, tanto diretores quanto funcionários, sobre a elaboração de um Planejamento Estratégico. A mudança experienciada pelo Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa demonstra como, por meio de projetos de consultoria em gestão personalizados, a CJP-FGV enxerga uma viabilidade de impactar positivamente a máquina pública e, consequentemente, aqueles que se beneficiam dos seus serviços, a sociedade.

Comentários