Setor Público

A importância de uma boa governança para a captação de recursos

Por 12 de março de 2020 Sem comentários

Captação de recursos se trata de uma ação desenvolvida pelas organizações sem fins lucrativos com a finalidade de mobilizar recursos financeiros para o financiamento e a sustentabilidade institucional por meio de um conjunto de estratégias e processos. Tendo em vista a definição desse conceito, pode-se dizer que o seu êxito depende da existência de uma boa governança, pois ela é capaz de delimitar as prioridades de cada instituição e, por conseguinte, fornece resultados de maior qualidade no que tange à captação de recursos.

A governança no Terceiro Setor, diferentemente da governança corporativa, pode ser definida como um conjunto de ações que devem ser realizadas a fim de possibilitar e refletir sobre as funções sociais a serem desempenhadas por cada instituição. E, quando aplicada, possibilita que as organizações possam privilegiar funções que sejam essenciais para o setor em questão. Além disso, existem quatro princípios básicos da governança aplicados ao terceiro setor, sendo eles a transparência, a equidade, a prestação de contas e a responsabilidade social e econômica. É necessário que a instituição seja capaz de atender esses fundamentos, pois além de viabilizar uma boa governança, contribui positivamente para a sociedade.

Dessa forma, uma organização que segue os princípios básicos da governança no terceiro setor, ou seja, que possui uma boa governança, determina objetivos específicos. Assim, as estratégias e os processos da captação de recursos também ficam mais focados, tornando os resultados mais eficientes e colaborando para o bem da sociedade.