As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) são entidades de natureza privada sem fins lucrativos que juridicamente são associações ou fundações, assim como as Organizações Não-Governamentais (ONGs) -as quais prestam serviços sociais para causas ou para um grupo de pessoas, de modo a contribuir para o desenvolvimento da sociedade. A comunicação da organização é, essencialmente, a maneira como ela se expressa para o público externo, fornecedores e voluntários e beneficiados. Essa é importante para um bom relacionamento com seus diferentes públicos e para o desenvolvimento da sua proposta social.

A comunicação interna diz respeito à da dinâmica que permeia a interação e os relacionamentos dentro da organização. Assim, falhas na comunicação como a falta de clareza sobre o serviço a ser entregue, falta de integração entre os membros e a falta de feedbacks podem provocar um desalinhamento dos membros, desmotivação interna, além de possibilitar erros devido à carência de clareza no repasse de informações. Assim, quando a comunicação interna encontra-se bem estruturada, os colaboradores se mantém bem informados acerca dos valores da organização e, por consequência, o clima organizacional flui melhor assim como o sentimento de reconhecimento. Com uma boa comunicação dentro da própria organização, potencializa-se a sinergia e o alinhamento entre seus membros, o que pode resultar em uma imagem positiva para àqueles que se encontram externos a ela.

Logo, a comunicação externa refere-se ao modo como a comunidade e os fornecedores enxergam e entendem sobre a organização. A fim de estabelecer uma comunicação externa efetiva, é necessário delimitar o público-alvo e desenvolver estratégias para que a mensagem possa atingi-lo da melhor forma possível. Dessa forma, é interessante que se tenha um plano de comunicação bem estruturado – o qual consiste na definição de estratégias para alcançar um público-alvo usando canais de comunicação de marketing, definindo alvos, as mensagens e como elas serão transmitidas- para expor à comunidade a ser beneficiada os impactos causados pela instituição e a sua importância para a sociedade como um todo.

Por isso, é evidente que, para que haja uma boa comunicação externa da ONG é de suma relevância que a comunicação interna também seja bem estruturada. Diante disso, estende-se a necessidade à equipe que cuida da gestão de pessoas tenha o conhecimento necessário sobre a atuação de seus funcionários e voluntários. Além disso, o gestor da organização deve ser capaz de expor para cada stakeholder, a  mensagem destinada a ele da melhor forma possível, com clareza, objetivando o menor número de dúvidas e promovendo a evolução da sinergia do grupo. Desse modo, haveria mais segurança e engajamento dos integrantes e a consequente otimização nos processos criando uma imagem positiva, atraindo mais pessoas para ajudar e contribuir para o crescimento da organização.

Portanto, para construir uma equipe alinhada e que se identifique e lute pela causa da organização, a comunicação organizacional deve ser sempre alvo de atenção para que seja desenvolvida e aprimorada.

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